MORAL In...
... tudo o que se passa em EMRC, passa-se às quintas, na EB1 Praia!!!
... tudo o que se passa em EMRC, passa-se às quintas, na EB1 Praia!!!
O bicho da fruta desenvolve-se no interior da fruta. Depois perfura as cascas das frutas e aparecem no exterior! Gostam de fruta boa.
O interior das frutas, local bem protegido e rico em alimentos, revela-se um berço ideal para o desenvolvimento das futuras moscas. Algumas espécies são capazes de utilizar diferentes frutas como morada.
O ser humano começa por ser minúsculo. A vida começa dentro da “barriguinha” da mãe! O interior da mãe é o nosso primeiro berço.
Passados alguns meses chegamos nós! Somos todos diferentes e capazes de aprender. Somos como o “bichinho da fruta”!!!
As pessoas são como as amêndoas
A amêndoa, que vemos como um tipo de fruto seco, é tecnicamente a semente do fruto da amendoeira, uma árvore gloriosa de tamanho médio com pequenas flores rosa e brancas.
A semente do fruto da amendoeira é aquilo a que nos referimos como amêndoa. As amêndoas são de cor creme, cobertas por uma pele fina acastanhada e envolvidas numa casca dura.
As pessoas têm duas dimensões: Exterior (corpo) e interior (sentimentos). O melhor das amêndoas não é a casca! A delícia da amêndoa está dentro…assim acontece com as pessoas.
A amêndoa é muito boa para a saúde: Tonifica o Sistema Nervoso; Diminui o Colesterol; Previne doenças cardiovasculares e Diabetes. A amêndoa só tem qualidades!
As pessoas boas dão-nos conforto, alegria, paz, tranquilidade, conhecimentos… Que bom seria se cada um fosse uma amêndoa.
Joaquim Lourenço
David, o pastorzinho!
Em épocas remotas, vivia em Belém um pastorzinho, muito simpático, muito bom, que se chamava David.
Um dia, o profeta Samuel foi a sua casa e sagrou-o rei de Israel. O rei Saul estava em guerra contra os Filisteus, mas não havia meio de vencê-los porque entre eles havia um autentico gigante de nome Golias.
O gigante Golias, com mais de 3 metros e meio de altura era de meter medo a qualquer um! Ao saber disso, David foi falar com o Rei Saul e disse-lhe: - Eu, teu servo, irei e lutarei contra esse Filisteu que se atreve a insultar o exército de Deus vivo!
O rei respondeu-lhe: -Vai! E que o Senhor esteja contigo!
David, tomando o seu cajado, cinco pedras e a funda (espécie de corda), adiantou-se até o campo inimigo e falou ao gigante:
-Tu vens contra mim com a espada, com a lança e com escudo. Eu vou contra a ti, em nome de Deus!
Dito isso, colocou uma pedra na funda, girou com rapidez, e atirou com toda a força, atingindo em cheio a testa de Golias. Golias tombou pesadamente por terra.
Presenciando tal cena, os Filisteus ficaram desnorteados, e puseram-se em fuga.
David, "o pastorzinho" lutou pela glória de Deus. Deus ajudou-o na batalha, contra Golias.
Nem sempre o mais forte ganha. Quem tem Fé em Deus fica mais forte.
Joaquim Lourenço
A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano, margens do rio Nilo. Na região existe um deserto (Saara) e o rio Nilo.
O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.
A sociedade egípcia era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos, escravos e pequenos comerciantes.
Os judeus também compunham a sociedade egípcia, trabalhavam muito e nada recebiam pelo seu trabalho, apenas água e comida.
Professor de EMRC, Joaquim Lourenço
Os Israelitas foram escravos, do Faraó, no Egito. O povo judeu foi maltratado, mas Deus ouviu a sua voz.
Com o nascimento de Moisés começa a história da libertação de Israel.
Deus mostra ao seu povo sinais maravilhosos, por meio de Moisés.
Em tempos de grandes dificuldades precisamos de pessoas como Moisés: libertadoras.
Professor Joaquim Lourenço
Tudo tem o seu tempo. Porque para tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu: tempo para nascer e tempo para morrer, tempo para plantar e tempo para arrancar o que se plantou, tempo para matar e tempo para curar, tempo para destruir e tempo para edificar, tempo para chorar e tempo para rir, tempo para se lamentar e tempo para dançar, tempo para atirar pedras e tempo para as juntar, tempo para abraçar e tempo para evitar o abraço, tempo para procurar e tempo para perder, tempo para guardar e tempo para atirar fora, tempo para rasgar e tempo para coser, tempo para calar e tempo para falar, tempo para amar e tempo para odiar, tempo para guerra e tempo para paz. [Livro do Eclesiastes 3,1-8]
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————